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Diretoria e Conselhos

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é um órgão de deliberação colegiada, responsável pela orientação geral dos negócios da Viavarejo, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável, também, dentre outras atribuições, pela eleição dos diretores da Companhia e fiscalização da respectiva gestão. As decisões do Conselho de Administração são tomadas pelo voto favorável da maioria dos seus membros presentes nas respectivas reuniões, sendo que, em caso de empate, caberá ao Presidente do Conselho de Administração proferir voto de desempate.

As reuniões do Conselho de Administração são realizadas ao menos trimestralmente, ou sempre que necessário, por convocação do presidente do Conselho de Administração, o qual poderá ser solicitado a promover a convocação por, pelo menos, três conselheiros ou pelo Diretor-Presidente da Companhia.

O Estatuto Social da Companhia estabelece que o Conselho de Administração será formado por, no mínimo, cinco e, no máximo, dezessete membros, todos acionistas, eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral.

Membros do Conselho de
Administração
Cargo Data de eleição Término do
mandato
Ronaldo Iabrudi Presidente 23.04.2015 AGO 2017
Arnaud Daniel Charles Walter Joachim Strasser Vice Presidente 23.04.2015 AGO 2017
Alberto Ribeiro Guth Conselheiro Independente 23.04.2015 AGO 2017
Christophe José Hidalgo Conselheiro 23.04.2015 AGO 2017
Líbano Miranda Barroso Conselheiro 23.04.2015 AGO 2017
Michael Klein Conselheiro 23.04.2015 AGO 2017
Renato Carvalho do Nascimento Conselheiro Independente 23.04.2015 AGO 2017
Roberto Fulcherberguer Conselheiro 23.04.2015 AGO 2017
Hervé Daudin Conselheiro 23.04.2015 AGO 2017

Ronaldo Iabrudi é Presidente do Conselho de Administração e representante do Grupo Casino no Brasil, bem como Presidente do Conselho de Administração da Lupatech, membro do Conselho de Administração da Estácio Participações, sócio da empresa VIAW e do AGROBANCO. Anteriormente, também foi membro do Conselho de Administração da Cemar. De 2007 a 2011 atuou como Diretor Presidente da Magnesita, responsável por todas as empresas do grupo Magnesita no Brasil, Argentina, Alemanha, França, USA e China. Esteve à frente do Grupo Telemar entre 1999 a 2006, onde atuou como Presidente, Presidente da Telemar Operadora e Diretor Superintendente. Foi Presidente do Conselho de Administração da Telemar Operadora e membro do Conselho de Administração das outras empresas do Grupo Telemar. Também foi Diretor-Presidente da Ferrovia Centro-Atlântica de 1997 a 1999 e Presidente do Conselho de Administração do Porto de Angra, assim como seu Diretor Financeiro entre março e outubro de 1997. Entre 1984 a 1997, foi Diretor Executivo, Diretor Administrativo-financeiro, responsável por administrar as empresas do Grupo Gerdau situadas em Minas Gerais e Gerente Geral de recursos humanos do Grupo Gerdau. Graduado em Psicologia pela PUC-MG (1979), obteve os títulos de Mestre em Formação de Adultos (1981), Mestre em Administração de Mudanças (1982) e Doutor em Mudança Organizacional (1984) pela Université Paris XIX - Dauphine.

Arnaud Daniel Charles Walter Joachim Strasser trabalha no Grupo Casino desde 2007. Atualmente é diretor de desenvolvimento e participações, tendo atuado anteriormente como responsável pelo departamento de desenvolvimento internacional e como conselheiro da presidência. Trabalhou ainda no Gabinete do Primeiro Ministro da França, em 2005, como Chefe de Missão, e no Gabinete de Renaud Dutreil, Ministro das Empresas e do Comércio francês, de 2005 a 2007, como conselheiro especial. Foi ainda membro do Conselho de Administração da Almacenes Exito (Colômbia), Big C (Tailândia), Super de Boer (Holanda), bem como membro do comitê executivo do Grupo Casino (França). É atualmente membro do Conselho de Administração da Wilkes Participações S.A., controladora da Companhia Brasileira de Distribuição. É, também, Vice-Presidente do Conselho de Administração da CBD.

Alberto Ribeiro Guth é sócio fundador da Angra Partners Gestão de Recursos e Assessoria Financeira, empresa formada em 2003 e com foco em reestruturações financeiras e negociações de dívidas, reestruturações operacionais, coordenação de processos negociais de fusões e aquisições, dentre outras. Entre 1993 e 2003 foi sócio-diretor da Investidor Profissional Gestão de Recursos. Foi, anteriormente, executivo da das áreas de planejamento estratégico, financeira e de marketing da Esso Brasil por 9 anos. Possui mais de 28 anos de experiência profissional, tendo atuado como conselheiro de administração em companhias como Metrô do Rio de Janeiro, Brasil Telecom, Telemig, Editora e Livraria Saraiva e Elevadores Atlas e conselheiro fiscal de empresas como Eternit, Freios Varga e Petroflex. Alberto é formado em engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia-IME e possui MBA pela Wharton Business School.

Christophe José Hidalgo foi CFO do Grupo Exito, líder de varejo na Colômbia e subsidiária de capital aberto do Casino. Ele desempenhou diversas funções nas áreas financeira e de controladoria no Casino, desde sua chegada ao grupo em 2000. Christophe é francês e possui bacharelado em direito e mestrado em finanças e contabilidade. Antes de trabalhar no Casino, foi CFO da Castorama no Brasil de 1996 a 2000. Atualmente, é CFO da Companhia Brasileira de Distribuição.

Líbano Miranda Barroso é Diretor de Operações da Companhia Brasileira de Distribuição - CBD desde outubro de 2015, tendo tomado posse no dia 02 de outubro de 2015, e membro do Conselho de Administração da Via Varejo S.A. desde fevereiro de 2014, tendo tomado posse no dia 12 de fevereiro de 2014. Anteriormente, ele ocupou o cargo de Diretor Presidente da Via Varejo de abril de 2014 a outubro de 2015 e de Diretor Vice-Presidente de Desenvolvimento Estratégico da CBD de 2013 a 2014. Ademais, ocupou diversos cargos de nível executivo. Como CEO da TAM Airlines, estruturou a joint-venture de LAN-TAM, criando a LATAM Airlines Group. Anteriormente, como Vice-Presidente de Finanças e Gestão, liderou o processo de reestruturação societária durante o IPO na Bovespa e na NYSE. Também atuou na CCR - Companhia de Concessões Rodoviárias, como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, e na Andrade Gutierrez Concessões, como Coordenador de Finanças. Graduou-se em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em finanças, pela IBMEC, e pós-graduação em direito empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Michael Klein é membro do nosso conselho de administração desde novembro de 2010, tendo tomado posse em 9 de novembro de 2010. É Sócio e Diretor Presidente Executivo da Casa Bahia Comercial Ltda. Foi presidente do nosso conselho de administração até fevereiro deste ano. Começou sua carreira na CB em 1969, como dirigente financeiro, e desde então acumula larga experiência no setor de varejo e de fabricação de móveis, tendo comandado sua forte expansão nos últimos anos. Graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade Paes de Barros e possui especialização pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Renato Carvalho do Nascimento é sócio fundador da LaPlace Finanças, empresa de assessoria financeira e gestão de fundos. Foi sócio fundador da Angra Partners. Acumulou experiência de investment banking na Lehman Brothers em Nova York e como consultor pela Monitor e Accenture. Foi membro dos conselhos de administração da Telemig, Metrô-RJ e Tropical, além de presidente do conselho da Maeda. Renato é atualmente presidente do conselho da TMA no Brasil. Renato foi professor de finanças do curso de MBA do Insper em São Paulo. Graduado em engenharia mecatrônica pela Escola Politécnica da USP, com um MBA pela Tuck School of Business at Dartmouth.

Roberto Fulcherberguer foi Diretor Vice Presidente Comercial da Companhia até o dia 11 de fevereiro. Ocupou o cargo de Vice Presidente Executivo da Casa Bahia Comercial Ltda. por 7 anos, de Diretor de Compras na Lojas Arapuã S.A. por 11 anos e de Gestor de Categorias na Companhia Brasileira de Distribuição por 6 anos, tendo atuado no varejo nas áreas comercial, marketing, operações e logística. Graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade Paulista, tendo pós-graduação em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP.

Hervé Daudin. Depois de uma carreira no Ministério das Finanças da França (Treasury Department and Minister’s office), o Sr. Daudin entrou para o Casino em 2003, como Diretor Vice Presidente de Planejamento Estratégico (2003-2005). Após, atuou como Diretor de Merchandise e Supply Chain do Grupo Casino, desde 2009. O Sr. Daudin é atualmente CEO da EMC Distribution SAS, Cdiscount Group e da Distribution Casino France SAS. Ele é vice presidente da European Marketing Distribution AG e membro do conselho de administração da Big C Supercenter PLC. O Sr. Daudin possui graduação pela Ecole Normale Supérieure (Paris) e Ecole des Ponts et Chaussées (Paris). Possui mestrado em ciências e PhD em economia.

Diretoria Executiva

Os diretores da Viavarejo são seus representantes legais, responsáveis principalmente pela administração cotidiana e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pela Assembleia Geral de seus acionistas e pelo seu Conselho de Administração. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria da Viavarejo deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, os membros do seu Conselho de Administração até o máximo de um terço poderão ser eleitos para cargos de diretores.

De acordo com o Estatuto Social da Viavarejo, a Diretoria é composta de sete membros:

Diretores Cargo Data de eleição Término do
mandato
Peter Paul Lorenço Estermann Diretor Presidente 25.10.2016 25.10.2018
Alexandre Gonçalves Diretor de Relações com Investidores 25.10.2016 25.10.2018
Marcelo Lopes Diretor Executivo de Supply Chain e Logística 25.10.2016 25.10.2018
Felipe Negrão Diretor Executivo de Finanças, Produtos e Serviços Financeiros 25.10.2016 25.10.2018
Paulo Adriano Romulo Naliato Diretor Executivo de Operações 25.10.2016 25.10.2018
Luiz Henrique Andrade Vendramini Diretor Executivo Comercial 25.10.2016 25.10.2018
Flavio Dias Fonseca da Silva Diretor da Unidade de Negócios Online 14.12.2016 25.10.2018

Peter Paul Lorenço Estermann O Sr. Peter Paul Lorenço Estermann é Diretor Presidente da Companhia desde outubro de 2015, tendo tomado posse no dia 02 de outubro de 2015. Anteriormente, ele ocupou a posição de Diretor Vice-Presidente de Infraestrutura e Desenvolvimento Estratégico na Companhia Brasileira de Distribuição - CBD de junho de 2014 a outubro de 2015. Construiu sua carreira em diferentes segmentos de negócio, tanto da indústria como de serviços, e em empresas de grande porte, líderes em suas áreas de atuação, diferenciadas em termos de tecnologia, modelos de gestão e culturas. O Sr. Peter foi Vice-Presidente e Diretor Executivo de Operações na TENCO Shopping Centers (2014), Diretor Executivo de Operações Global na Magnesita Refratários S.A. (2012-2013) e Diretor Executivo Geral na LWB Refractories - Germany (2008-2011), subsidiária integral da Magnesita para as operações da Europa, com sede na Alemanha. Atuou também como Diretor Executivo de Operações na Medial Saúde (2006-2007), uma das maiores operadoras de saúde do país, quando esta se preparava para abrir o capital no novo mercado da Bovespa, da qual participou ativamente. Ainda, foi Diretor Executivo de Desenvolvimento Organizacional (2005-2006) e Presidente - Norte e Nordeste (2001-2004) na Telemar Norte Leste S.A. Atuou, também, como Diretor Executivo de Operações e Vice-Presidente na Satipel Minas Industrial Ltda. (1999-2001). Ainda, na Aracruz Celulose S.A, atuou como Presidente do Conselho de Administração e Diretor Geral na Tecflor Ind. S.A (1997-1998) e Diretor Geral na Divisão Florestal (1996-1997). Ainda, atuou como Diretor de Operações (1989-1995) no Grupo Petropar, como Diretor de Operações na Destilaria Brasilândia S.A. (1987-1988) e como Diretor Geral na Agropecuária Mogno S.A. (1981-1986). Em Conselhos de Administração, o Sr. Peter atuou como membro na Tecflor Industrial S.A. (1997-1998), na Planalto Transportes Ltda. (2007-2008) e na Odontosystem Ltda. (2008), e como Presidente do Conselho de Administração na Sinterco S.A. (2008-2013) e como membro e Presidente do Conselho de Administração na Reframec Serviços S.A. (2013). Ele é graduado em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal de Lavras - Minas Gerais (1977-1981) e pós-graduado pela Harvard Business School ("Making Corporate Boards more Effective" - 2008, "Audit Committees in a New Era of Governance" - 2008 e "Program for Management Development/PMD" - 1999).

Alexandre Gonçalves. O Sr. Alexandre Gonçalves é membro de nossa diretoria, tendo tomado posse em 26 de julho de 2016 como Diretor de Relações com Investidores. Alexandre está na Companhia desde 2013 e também exerce o cargo de Diretor de Controladoria, bem como é membro do Conselho Fiscal da Fundação Via Varejo. Foi consultor da PricewaterhouseCoopers Brasil, Holanda e Nova Zelândia e consultor da Ernst & Young Brasil. Formado em Ciências Contábeis e Certified Public Accountant pelo Estado de Maine/EUA, possui MBA pelo IE - Instituto de Empresas de Madrid/Espanha.

Marcelo Lopes O Sr. Marcelo Lopes é membro de nossa diretoria executiva, no cargo de Diretor Executivo de Supply Chain e Logística desde 25 de outubro de 2016. Tomou posse em 25 de maio de 2013 como Diretor VicePresidente de TI e Infraestrutura. Ocupou vários cargos no Grupo Pão de Açúcar de janeiro de 2001 a maio de 2013, nas áreas de Logística, Supply Chain e Operações, na Sul América de fevereiro a dezembro de 2000 e na São Paulo Alpargatas de novembro de 1990 a junho de 1999, nas áreas Industrial e Comercial. Graduou-se em Administração de Empresas pela Unicapital e possui especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logistica pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Finanças pelo INSPER.

Felipe Negrão O Sr. Felipe Negrão é membro de nossa diretoria executiva, e atualmente exerce o cargo de Diretor Executivo de Finanças, Produtos e Serviços Financeiros tomando posse 25 de outubro de 2016. Anteriormente ocupou a posição de Diretor Executivo de Serviços Financeiros, Diretor Vice Presidente Financeiro Interino desde 27 de julho de 2015, e também exerceu a função de Diretor de Tesouraria, Impostos e Planejamento Financeiro. Paralelamente, também ocupa o cargo de Diretor Financeiro da Bartira, fábrica de móveis detida pelo grupo e membro do Conselho Fiscal da Fundação Via Varejo. Atua há quase 20 anos na área financeira, onde já ocupou cargos executivos no Grupo Ibmec Educacional e Medial Saúde, bem como de consultor em companhias como a Bain & Company, A.T. Kearney e Finenge. Felipe também atuou na área de investimento do Banco Bradesco e na área de crédito no Inter-American Investment Corporation, em Washington DC. Formado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, possui MBA no Massachusetts Institute of Technology.

Paulo Adriano Romulo Naliato O Sr. Paulo Adriano Romulo Naliato é membro de nossa diretoria executiva, onde atua como Diretor Executivo de Operações desde 25 de outubro de 2016. Tomou posse em 17 de outubro de 2013 como Diretor Executivo de Recursos Humanos da Companhia. Foi Superintendente Executivo de Recursos Humanos do Banco Santander (Brasil) e do Banco Real ABN Amro de agosto de 2008 a julho de 2013 e agosto de 2000 a julho de 2008, respectivamente. Também ocupou o cargo de Gerente de Recursos Humanos no Banco Excel Econômico/BBVA de março de 1997 a julho de 2000, Gerente de Recursos Humanos e Marketing de Incentivos no Banco Unibanco de dezembro de 1995 a fevereiro de 1997 e Analista e Consultor de Recursos Humanos no Banco Nacional de outubro de 1986 a novembro de 1995. Graduou-se em Direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), possui formação em Coaching pelo Integrated Coaching Institute, especialização em Gestão de Pessoas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão de Negócios Globais (CLP) pela IESE Business School.

Luiz Henrique Andrade Vendramini O Sr. Luiz Henrique Andrade Vendramini é membro de nossa diretoria, tendo tomado posse em 19 de dezembro de 2013, como Diretor Executivo Comercial. Esta na Companhia desde 2004 e foi Diretor Comercial responsável pelas áreas de Linha Branca e Portáteis. Atuou ainda na área comercial do Walmart e Grupo Pão de Açúcar (GPA). Graduou-se em Administração de Empresas e Marketing e possui MBA - Finanças na FGV.

Flavio Dias Fonseca da Silva O Sr. Flavio Dias Fonseca da Silva é membro de nossa diretoria executiva, liderando a Unidade de Negócios Online, desde outubro de 2016. Anteriormente ocupou posição executiva no grupo, como Presidente na CNova, divisão de comércio eletrônico do GPA. Presente no e-business e CRM há mais de 17 anos, Flavio é um dos pioneiros em e-commerce no país, tendo colocado no ar o site brasileiro de vendas da maior varejista do mundo, Walmart.com, onde foi CEO e fundador responsável pela empresa no Brasil. E, mais recentemente, liderou a criação do primeiro banco de varejo 100% digital do país, o Banco Original. Também ocupou cargos executivos nas empresas Philips e Magazine Luiza. Flavio graduou-se em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) no ano 2000 e concluiu Mestrado em ADM de empresas na FGV-EASP / UCLA em 2004.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembléia geral ordinária após a sua instalação.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.

O Estatuto Social da Viavarejo prevê um Conselho Fiscal de caráter permanente, composto de três membros efetivos e igual número de suplentes, eleitos pela Assembleia Geral.

Membros do Conselho Fiscal Cargo Data de eleição Término do
mandato
Vanessa Claro Lopes Presidente 26.04.2016 AGO de 2017
Fernando Dal-Ri Murcia Conselheiro 26.04.2016 AGO de 2017
Marcel Cecchi Vieira Conselheiro 26.04.2016 AGO de 2017
Bruno Meirelles Salotti Conselheiro Suplente 26.04.2016 AGO de 2017
João Domiraci Paccez Conselheiro Suplente 26.04.2016 AGO de 2017
Guillermo Oscar Braunbeck Conselheiro Suplente 26.04.2016 AGO de 2017

Vanessa Claro Lopes foi Diretora da Auditoria Interna Corporativa do Grupo TAM S/A entre os anos de 2010 e 2014. Anteriormente ocupou o cargo de Diretora da Auditoria Interna da Globex Utilidades S/A. Iniciou sua carreira na área de Auditoria em 1995, na PricewaterhouseCoopers, tendo sido responsável pela criação no Brasil do Grupo de Consultores para Telecom Network Services. Foi professora titular da cadeira de Auditoria de Sistemas e Segurança da Informação na Faculdade Objetivo, entre os anos de 1997 e 1998. Atuou como responsável pela equipes de Auditoria das empresas de telefonia móvel do Grupo Telefônica, entre os anos de 2001 e 2004, tendo sido responsável pelo Mapeamento de Riscos de todas as empresas do Grupo no Brasil. Graduou-se em Análise de Sistemas pela FATEC / BS e Contabilidade pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Redes de Computadores e Gestão Empresarial.

Fernando Dal-Ri Murcia é Bacharel em Business Management pela Webber International University (EUA) e em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (SC). Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo. Professor concursado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Representante da América Latina no Programa de Pesquisadores Emergentes da Deloitte Touche Tohmatsu e da International Association for Accounting Education and Research (IAAER). Pesquisador e Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da American Accounting Association (AAA) e do European Accounting Association (EAA).

Marcel Cecchi Vieira, CFA é membro do Conselho Fiscal da Via Varejo, sócio da LaPlace Finanças, empresa de investimentos e assessoria financeira, desde 2011 e Diretor Financeiro da Usinas Itamarati, empresa produtora de açúcar e álcool. Entre 2009 e 2011 trabalhou na Andrade Gutierrez Telecomunicações, sendo responsável pela supervisão dos investimento do grupo na Oi, empresa integrada de telefonia, na Contax, empresa de serviços de atendimento, e em outros dois investimentos de Venture Capital. Durante seu período na AG Telecom, integrou os conselhos de administração da Oi (e suas holdings) e da Contax. De 2004 a 2009, foi gerente, e em seguida sócio, da Angra Partners, tendo participado de projetos de reestruturação financeira e gestão de participações, envolvendo o fundo Investidores Institucionais FIP, veículo de investimento dos fundos de pensão nacionais na Brasil Telecom, Telemig Celular, Metro do Rio, Sanepar e Santos Brasil. De 1996 a 2004 fez parte do grupo de consultoria estratégica da Accenture, no Brasil. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo; possui MBA pela Tuck School of Business at Dartmouth, onde formou-se como Edward Tuck Scholar, pelo desempenho acadêmico; possui a designação CFA desde 2008.

Bruno Meirelles Salotti possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, desde 2006. Tem experiência na área contábil, com ênfase em Contabilidade para Usuários Externos, atuando principalmente em contabilidade societária e contabilidade internacional (IFRS). Já atuou como auditor externo na Arthur Andersen S/C (entre 1998 e 2000), analista contábil na Dixie Toga S/A (entre 2000 e 2001) e consultor na FIPECAFI (entre 2001 e 2005). Além disso, é membro do SAC Consult Committe Comitê Consultivo do IAAER para discussão de assuntos debatidos no SAC Conselho Consultivo do IASB, membro do Grupo de Trabalho de CFC para analisar as normas do IASB, membro do Conselho Fiscal da Fundação Bunge e participa da Coordenação do Laboratório de Contabilidade Internacional da FEA/USP.

João Domiraci Paccez é professor assistente do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo desde 1992. Atua também como professor em diversos cursos MBA da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI e da Fundação Instituto de Administração - FIA. É consultor contábil e fiscal da Associação Brasileira das Empresas de Leasing - ABEL e desenvolve atividades de consultor de empresas nas áreas de finanças, contabilidade, custos e sistemas gerenciais. Atualmente é membro efetivo do Conselho Fiscal da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI, função que exerce desde abril de 2.010. É parecerista sobre assuntos de natureza contábil e financeira com participação na elaboração de diversos pareceres em conjunto com outros pareceristas. Co-autor do livro "Fundamentos da Contabilidade" editado pela Editora Saraiva (1ª edição em 2011) e, também, co-autor do livro de exercícios associado ao livro "Contabilidade Introdutória" da equipe de professores da USP editado pela Editora Atlas (11ª edição em 2011). Foi diretor técnico da Cia. Itauleasing de Arrendamento Mercantil - Grupo Itaú e diretor administrativo da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI.

Guillermo Braunbeck é bacharel em Ciências Econômicas pela Unicamp e doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Atuou no ramo de auditoria independente na Arthur Andersen entre 1994 e 2001 e foi gerente de riscos da Votorantim Celulose e Papel S.A. (atual Fibria S.A.) entre 2002 e 2005, onde foi responsável pelo programa de gestão de riscos corporativos, pela auditoria interna e pela ouvidoria-geral, além de liderar diversos projetos corporativos como a adequação à Lei Sarbanes-Oxley. Foi sócio da Hirashima & Associados entre 2005 e 2009, onde liderou serviços de consultoria contábil e financeira em reorganizações societárias e assuntos relacionados às Normas Internacionais de Informação Financeira (IFRS). Foi membro suplente do Conselho Fiscal da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) entre 2005 e 2010. Atuou como professor e consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI entre 2007 e 2011. Foi gerente de projetos educacionais do International Accounting Standards Board (IASB) em Londres entre 2011 e 2014, sendo responsável por diversas publicações da Fundação IFRS. Participou de diversos projetos de promoção das IFRS patrocinados pelas Nações Unidas (UNCTAD), pelo Banco Mundial e pelo Conselho Federal de Contabilidade. Atualmente é professor-doutor do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP e sócio da Laplane Consultoria Econômica.

Última Atualização em 19 de Janeiro de 2017

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