A Companhia

Você está em: Home / História

História

<
>
  • Início da história do Pontofrio com a fundação da Globex pelo jovem imigrante romeno Alfredo João Monteverde.
  • Inauguração da primeira loja de varejo na cidade do Rio de Janeiro. Iniciou do processo de expansão para Brasília, Goiás e Minas Gerais.
  • Samuel Klein, imigrante polonês, chega ao Brasil com sua família e dá início à história de Casas Bahia.
  • Inauguração da primeira loja "Casa Bahia", em São Caetano do Sul, com a venda de móveis e itens de cama, mesa e banho.
  • PontoFrio

    Criada a Fundação Pontofrio Alfredo João Monteverde para atender às demandas sociais dos colaboradores da empresa.

    CASAS BAHIA

    Inauguração da 2ª loja, passa a se chamar "Casas Bahia".
  • Criação do mascote "Baianinho" e abertura da primeira loja da rede em São Paulo, no bairro de Pinheiros.
  • A Globex obtém registro de companhia aberta concedido pela CVM.
  • Aquisição das Casas Buri. Entra fortemente no Estado de São Paulo e região Sul do país.
  • Expansão para Minas Gerais.
  • Casas Bahia chega ao Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
  • PontoFrio

    Primeira emissão pública de ações e lançamento do site pontofrio.com na internet.

    CASAS BAHIA

    Inauguração do maior Centro de Distribuição da América Latina e o 2º maior do mundo, em Jundiaí.
  • Globex compra a rede J.H. Santos, no Sul do país.
  • Diversificação do mix de produtos, apostando em equipamentos de informática e telefonia celular.
  • Globex adquire 22 lojas da rede Kit Eletro localizadas no estado de Minas Gerais.
  • PontoFrio

    A Globex arremata, em leilão público, os 81 pontos de venda da rede Disapel, reforçando sua presença na região sul do país. Inauguração da Mega Store, em São Paulo.

    CASAS BAHIA

    Expansão para Goiás e Distrito Federal.
  • PontoFrio

    Inauguração de dois novos Centros de Distribuição e Logística, em São Paulo e Rio Grande do Sul.

    CASAS BAHIA

    Casas Bahia completa 50 anos.
  • PontoFrio

    Expande suas operações em São Paulo e inaugura Mega Store no Rio de Janeiro.

    CASAS BAHIA

    Realiza a primeira edição da Super Casas Bahia, em São Paulo.
  • Acordo com Bradesco para financiamento de parte da carteira de crédito da rede
    Casas Bahia é citada pela Organização das Nações Unidas como exemplo de empresa no trabalho pela equidade social.
  • 23 milhões de clientes e inauguração do Centro de Tecnologia.
  • Inauguração da CB Contact Center, empresa dedicada ao relacionamento com clientes.
  • PontoFrio

    Operação virtual (Televendas e ecommerce) passa por processo de cisão criando o Pontofrio.com S.A.

    CASAS BAHIA

    Início do programa de reciclagem e conscientização ambiental Amigos do Planeta e inauguração da primeira loja em uma favela, na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo.
  • PontoFrio

    O Grupo Pão de Açúcar adquire a Globex, detentora da marca Pontofrio

    CASAS BAHIA

    Anúncio da associação do Pontofrio com a Casas Bahia
    Casas Bahia dá início à expansão pela região Nordeste e inaugura, no mesmo dia, 4 unidades da Casas Bahia em Salvador (BA).
  • A Globex passa a abrigar as marcas Casas Bahia e Pontofrio e se torna majoritária de uma nova empresa de e-commerce, a NovaPontocom, empresa que reune 3 websites de e-commerce: www.extra.com.br, www.pontofrio.com.br e www.casasbahia.com.br, além de soluções B2B como o Atacado e o e-Hub
    Assembleia Geral Extraordinária aprova todas as deliberações e o acordo de associação é concluído com sucesso. Globex passa a abrigar as marcas Casas Bahia e Pontofrio.
    É iniciado o processo de integração da Casas Bahia e Pontofrio em atividades relacionadas à gestão operacional e comercial, envolvendo as áreas de TI, Logística e Marketing.
    Um novo Centro de Distribuição é inaugurado em Camaçari (BA).
  • Continuidade do processo de integração de operações da Casas Bahia e Pontofrio.
    Pontofrio renova sua marca, deixando-a mais moderna, autêntica e tecnológica.
  • Em fevereiro, a Globex Utilidades S/A passa a se chamar Via Varejo, nome escolhido pelos colaboradores.
    Inauguração da primeira filial na região Norte, em Tocantins.
  • O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprova a fusão entre Casas Bahia e Pontofrio, com restrições.
    A empresa assume o controle da Móveis Bartira, uma das maiores fábricas de móveis da América Latina, com produção superior a 3 milhões de itens por ano. O mobiliário produzido é vendido com exclusividade nas lojas Casas Bahia e Pontofrio.
    Uma parte da participação na Nova Pontocom é vendida para o GPA, o qual se torna o novo controlador do negócio de comércio online
    A Via Varejo realiza oferta pública secundária de units (conjunto de ações - duas preferenciais e uma ordinária) e passa a ser a 21ª empresa a ingressar no segmento de governança corporativa Nível 2 da BM&FBovespa. A oferta movimentou R$ 2,8 bi.
  • A marca Casas Bahia é avaliada em US$ 420 milhões e considerada a 6ª marca de varejo mais valiosa da América Latina e a 2ª do Brasil, segundo ranking "Best Retail Brands", divulgado pela consultoria Interbrand. O valor é 10% superior à avaliação de 2013. O Pontofrio manteve o valor de marca de US$ 147 milhões e ocupa a 19ª posição na América Latina.
    Através da associação da Nova Pontocom com a Cdiscount formando a Cnova, a Via Varejo se torna acionista de um player global de ecommerce. A Cnova faz seu IPO em novembro
  • A Via Varejo implanta o Click & Collect em todas as suas lojas, permitindo vendas efetuadas nos sites casasbahia.com.br e pontofrio.com.br com retirada em qualquer uma de suas lojas.
    Projeto "Crescer Mais", que por meio de melhorias contínuas de eficiência, elevou a Via Varejo a um patamar superior de vendas e rentabilidade.
    Participação da Via Varejo no mercado varejista alcança níveis recordes, com aproximadamente 30% de market share no varejo especializado em eletroeletrônicos.

Última Atualização em 22 de Junho de 2016

Voltar Topo
Fechar